um pouco sobre the last waltz e outros

Rockumentaries, como alguns gostam de definir. Do final dos anos 90 para cá surgiram vários. Mostrando diferentes bandas, diferentes estilos, com diferentes propósitos. Mas tudo isso se deve talvez ao The Last Waltz, dirigido pelo hoje aclamado Martin Scorsese.

Helm-Cancer

A importância se dá pelo fato de que ao contrário da maior parte do que veio antes, The Last Walts é simples, sem firulas, sem tentativas de mostrar um fundo filosófico ou social. Apenas o último show da The Band bem documentado, de forma sóbria e clara. Além da música, apenas algumas entrevistas e, para completar, participações de Muddy Waters, Bob Dylan, Eric Clapton, Neil Young, a lista continua.

Autosave-File vom d-lab2/3 der AgfaPhoto GmbH

Quando se fala deles, os primeiros nomes a surgirem podem ser Gimme Shelter, Live at Pompeii, Woodstock, The Song Remains the Same, etc, porque até hoje são ainda os principais títulos, mas o ponto não é esse. Descontando a importância histórica, a verdade é que eles deixaram de ser uma referência a muito tempo, pelo menos para quem trabalha com grandes orçamentos e por isso espera grandes lucros. Não devem ser deixados de lado, seria injustiça dizer isso, mas do ponto de vista profissional eles não seguem o padrão da indústria de hoje. Dos citados, todos foram feitos no final da década de 60 ou até o meio dos anos 70 e foram ideias que surgiram dentro do contexto da época – e com o uso excessivo de cocaína – que não foram continuadas. As sequências do The Song Remains the Same, por exemplo. John Bonham e seus carros se salvam, mas o resto fica um pouco difícil de ser levado a sério.

Ainda falando de Scorsese, vale também citar o Shine a Light. Mesmo lançado 30 anos depois de The Last Waltz, compartilha muitas semelhanças, que só mostra o quão atual ele ainda é, ainda que seja sobre uma banda que não existe mais numa época que já se passou a muito tempo.

scorsese-76-taxi-driver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s